Operação Airside no Aeroporto de Salvador


Instrutor INFRACEA, Balizamento de Aeronaves, Airside Salvador Bahia
Início
1 de Janeiro de 2018
Cliente
Empresa francesa de grande porte do setor aeroportuário

O Aeroporto de Salvador, na Bahia, contou com a expertise da equipe INFRACEA Aeroportos para a transição de sua operação Lado Ar.

Em dezembro de 2017, após empresa francesa ser a vencedora do edital de licitação da 4ª rodada de Concessão de Aeroportos Públicos Brasileiros, para Operação, Manutenção e Exploração do Aeroporto Internacional, a INFRACEA foi convidada a participar e assessorar a transição operacional.

O projeto iniciou com a elaboração de um novo Manual de Operações - requisito este necessário para obtenção do Certificado Operacional de Aeroportos - em tempo recorde (2 meses). A INFRACEA definiu metas internas, designou e distribuiu responsabilidades, criou-se um comitê interno e o Aeroporto Internacional foi certificado nos mais altos padrões de exigência do órgão regulador, a ANAC.

Enquanto a contratante se preparava para transição com a anterior operadora, em dezembro de 2017, nossas equipes trabalhavam dia e noite para garantir o recrutamento, treinamento e operacionalização do efetivo Lado Ar (Fiscais / Auxiliares de Operação), enquanto uma segunda equipe trabalhava na efetivação dos processos de gerenciamento de Segurança Operacional, Segurança AVSEC, credenciamento e Manual de Operações (Veja postagem específica).

Foram 30 dias de treinamento intenso, ministrado em parceria com Universidade Privada da região. Após a formação teórica e prática (no aeroporto), os alunos foram certificados, selecionados, divididos em escalas de serviço e, ainda, acompanhados por 15 dias pela equipe de instrutores da empresa.

Temos muito orgulho em ter contribuído especificamente para este projeto, que trouxe tamanho benefício social para os profissionais que ingressaram no mercado aeroportuário através da INFRACEA. Muitos destes, atualmente, fazem parte da equipe de gestores e líderes em nossos contratos por todo país.


Portfólio Portfólio


Compartilhar