Curso Básico de Operações Aeroportuárias (On Demand)

Curso Básico de Operações Aeroportuárias (On Demand)

Onde:

Curso Online - EAD (On Demand)

Objetivo:

Com a retomada do crescimento do setor aéreo em todo o Brasil, empresas administradoras de aeroportos por todo Brasil passarão por um aumento nas atividades, e com isso crescerá a necessidade de contratação de profissionais capacitados para exercer funções operacionais e administrativas em seus aeroportos.

Somado ao cenário de concessões dos grandes aeroportos, aos investimentos da Secretaria de Aviação Civil no mercado dos aeródromos regionais, temos uma combinação perfeita de oportunidades de carreira para os profissionais da aviação.

Nosso curso de Operações Aeroportuárias oferece a oportunidade ideal para sua capacitação!

A quem se destina o curso?

Indicado para pessoas que buscam fortalecer os conhecimentos fundamentais em operações aeroportuárias.

Profissionais do setor aeroportuário ou para você que está iniciando na trilha de conhecimento buscando oportunidades nos mais diversos segmentos do setor como: Companhias Aéreas, Empresas de Taxi Aéreo, Hangares, Operadoras Aeroportuárias, Ground Handling.

A seguir algumas das profissões que estão presentes no setor:

Fiscal de Pátio, Assistente de Operações, Analista de Operações, Analista/Assistente SGSO, Analista/Assistente AVSEC, Analista/Assistente de Tráfego, Analista/Assistente Lado Ar, Analista/Assistente Lado Terra, Coordenador de Operações, Planejamento Operacional, Planejamento Estatístico Operacional;

E muitas outras atividades desempenhadas em um aeroporto - em especial o Lado Ar.

Pré-requisitos:

Não há pré-requisitos! Compre, acesse e comece a estudar agora mesmo!

Informações complementares:

Informações listadas nesta páginas estão sujeitas à mudanças de acordo com quórum (minimo de alunos inscritos na turma). Prefira a utilização de computadores para realizar a inscrição, desta maneira poderá ler com maior atenção o contrato do curso.

Carga-horária:

30 horas

R$ 1000,00

R$ 600,00

(crédito 12X s/juros)

  • Módulo 1 A História da Aviação
  • Módulo 2 Órgãos Reguladores (Nacionais e Internacionais)
  • Módulo 3 Panorama das Concessões no Brasil
  • Módulo 4 Classificação Geral de Aeroportos
  • Módulo 5 Internacionalização de um Aeroporto
  • Módulo 6 Alfabeto Fonético (Fonemas e Números)
  • Módulo 7 Aeronaves (Conceitos Básicos e Classificação)
  • Módulo 8 Lado Ar x Lado Terra
  • Módulo 9 Security x Safety
  • Módulo 10 Pista de Pouso, Taxiway e Pátio de Estacionamento
  • Módulo 11 Handling x Catering
  • Módulo 12 Área de Manobras x Área de Movimentos
  • Módulo 13 Fraseologia Padrão
  • Módulo 14 Acesso e Permanência em Área de Manobras
  • Módulo 15 Rotina do Aeroporto
  • Módulo 16 Rotina do Aeroporto
  • Módulo 17 Situações Adversas - O que Fazer?
  • Módulo 18 Noções Básicas AVSEC
  • Módulo 19 Noções Básicas SGSO
David Paraguassi, instrutor do curso de Introdução à Tarifação Aeroportuária (EAD ao vivo) - INFRACEA

Responsável pela qualidade de processos e indicadores operacionais da INFRACEA, é nosso especialista na gestão de tarifas aeroportuárias e elaboração de manuais e planos. David possui em sua bagagem de experiência mais de 08 anos na gestão, operação e coordenação aeroportuária. Iniciou sua carreira em 2013 como estagiário na Agência Nacional de Aviação Civil. Posteriormente foi coordenador de cursos de comissário de voo, agente aeroportuário e piloto privado pelo Instituto Técnico de Aviação Civil de Brasília. Logo após, assumiu o cargo de Técnico em Planejamento Operacional no Aeroporto Internacional de Brasília e sua última experiência antes de ingressar na INFRACEA, foi a de coordenar e conduzir o processo implementação da gestão de Malha Aérea da multinacional FRAPORT nos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, onde ao estruturar todo o processo de gestão de slots, capacitou e coordenou uma equipe de mais de 30 funcionários que atuam nos Centros de Controle Operacional destes aeroportos. Pela INFRACEA, iniciou como Analista de Operações e atualmente como Especialista nesta área, é o responsável pelos processos de controle de qualidade e padronização de manuais e planos produzidos, bem como por gestão de indicadores. David ainda é membro ativo da equipe de consultoria especializada da INFRACEA que presta serviço a diversos aeroportos no Brasil, incluindo a parte de instrução e capacitação de equipes, o qual é instrutor de cursos como o de Operações Aeroportuárias e Tarifação, por exemplo.

Thiago Neiva, Analista de Operações, INFRACEA

É o responsável pela segurança AVSEC, controle de fauna e resposta a emergência aeronáutica nos Aeroportos da INFRACEA, é nosso especialista na gestão de segurança. Possui em sua bagagem de experiência mais de 13 anos na gestão, operação e coordenação Aeroportuária. Iniciou sua carreira em 2006 na INFRAERO, atuando como Fiscal de Pátio, Encarregado, Coordenador de Terminal de Passageiros e Supervisor do Aeroporto Internacional de Brasília, após a Concessão do Terminal Brasiliense, foi convidado pela INFRAMERICA para coordenar a equipe de meio ambiente e fauna do aeroporto, foi responsável por gerenciar todos os processos operacionais do aeroporto, após isso, retornou a Supervisão, sendo responsável por manter o aeroporto funcionando 24h, gerindo demandas com companhias aéreas e órgãos públicos. Pela INFRACEA, iniciou como Analista de Operações e atualmente como Coordenador de AVSEC, Fauna e REA, é o responsável pelos processos relacionados à segurança e meio ambiente dos aeroportos e equipes a ele subordinadas, também é o responsável por abrir novas bases INFRACEA por todo o país, aplicando inclusive, cursos voltados para Operações Aeroportuárias.

Vinicius Guimarães - Instrutor SGSO

Responsável pelo Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional - SGSO INFRACEA, Vinicius possui em sua bagagem de experincia 09 anos trabalhando ativamente no mercado de aviação do Brasil. Iniciou sua carreira na LATAM como despachante de voo, posteriormente foi convidado a fazer parte da coordenação de SGSO do Aeroporto Internacional de Brasília, atuando como assistente e posteriormente promovido a analista SGSO. Após o Aeroporto Internacional de Brasília, Vinicius integrou o SGSO da Avianca, sendo responsável pela segurança operacional de toda a frota de aeronaves desta companhia aérea. Ao sair da Avianca, seguiu na sua carreira de piloto, sendo instrutor de voo na Sierra Bravo Aviation em São Paulo e atualmente é copiloto da Gol Linhas Aéreas e Coordenador de Segurança Operacional da INFRACEA.

Este curso não requer homologação da ANAC.

Sim, o aluno que obtiver resultado satisfatório na prova receberá certificado digital.

A média é fixada em 70%.

Não há vínculo empregatício com a INFRACEA ou qualquer outra empresa. O foco do curso é capacitar os alunos para uma área que carece de profissionais a todo o instante. O curso é um grande diferencial para quem busca concorrer a vagas que venham a ser disponibilizadas nos nossos aeroportos e demais empresas no mercado da aviação.

O curso tem foco na área operacional, ou seja, aquela área onde as aeronaves circulam, onde os veículos e equipamentos operacionais transitam, então será um diferencial para concorrer a vagas neste seguimento. Além disto, o curso também te oferece diversos horizontes de seguimentos nas operações de um aeroporto.

As aulas serão ministradas na modalidade EAD On Demand, onde conteúdos, gravados em estúdio serão disponibilizados em uma plataforma de EAD da Academia INFRACEA. Os instrutores estarão disponíveis durante o horário comercial, prontos para tirar todas as suas dúvidas! Seja On Demand ou Ao Vivo você terá o apoio de nossos professores para aproveitar ao máximo o seu curso!

A prova será realizada através da plataforma de EAD da Academia INFRACEA.

Ao clicar no botão aqui nesta página você será direcionado à uma página do portal ead.infracea.com.br.